segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Cuidados Que Devem Ser Tomados Ao Usar Piscinas Públicas

Estamos em pleno verão e é sempre ótimo encontrar uma maneira de se refrescar, não é mesmo? Seja na praia, na piscina da casa dos amigos ou na do clube, é importante tomar uma série de cuidados para evitar algumas doenças decorrentes dessa época do ano, como micoses e alergias.
A Dr. Suzy Rabello, dermatologista do Hospital Bandeirantes, tirou todas as nossas dúvidas sobre os cuidados que devemos tomar ao usar piscinas públicas. Fique de olho!

1- Quais são as doenças mais recorrentes em quem utiliza piscina pública?
São as micoses de pele e de unhas.
2- Como se proteger dessas doenças?
Frequentando piscinas em locais onde são exigidos exames de pele pra a frequência, mas mesmo assim a contaminação é bem comum, pois passamos muito tempo em geral com a pele úmida por muitas horas.
3- Para quem já está com o fungo, quais são os cuidados necessários?
Procurar um dermatologista para o diagnóstico correto é o ideal e a partir da extensão do quadro se escolhe a medicação correta.
4- Ficar muito tempo com o biquíni molhado, pode?
Há um certo risco para desenvolver micoses de pele e até mesmo genitais já que os fungos necessitam de umidade para sua proliferação.
5- Como deve ser feita a higiene íntima em dias de piscina?
Lavando a pele com sabonetes comuns e uso de sabonetes específicos para o genital, evitando que infecções fúngicas como candidíase genital também encontre na umidade o seu favorecimento para expansão. Outros fatores que independem da umidade estão associados a candidíases de repetição (estresse, alteração da flora vaginal por uso de antibióticos, etc).
6- É perigoso sentar-se à beira da piscina?
Em caso de piscinas que não tem a higienização adequada pelo cloro e que os frequentadores têm micoses há risco de que nas poças formadas ao redor possa haver fungos, dando certo risco à contaminação.
7- Quais são os testes que devem ser feitos antes de aproveitar a piscina pública?
Deve ser feito exame dermatológico para investigar se a pessoa tem fungos. Em caso de lesões suspeitas não deve ser liberada a frequência até a sua cura.
8- Para quem utiliza piscina pública, quais são os cuidados que devem ser tomados?
Frequentar locais onde sabidamente as piscinas tem higienização adequada, andar de chinelos nas bordas, remover as roupas de banho molhadas assim que possível. Se surgirem lesões suspeitas procurar orientação médica, para o diagnóstico e tratamento corretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário